top of page

Qual a diferença entre a Previdência Privada e a Previdência do INSS?

  • Writer: paolaasturianoadvo
    paolaasturianoadvo
  • 7 days ago
  • 2 min read

ree


É comum esta dúvida chegar no escritório. 


A Previdência Social, regida pelo INSS, é uma forma de imposto paga por todas as pessoas que possuem renda, sejam trabalhadores empregados, urbanos ou rurais, autônomos ou empresários. Por isso, ela é obrigatória para todos que possuam renda.


O valor a ser pago depende da renda recebida pelo segurado, no caso do empregado, por exemplo, será sobre um percentual do valor do seu salário, por isso, o valor da contribuição pode variar de acordo com a renda do segurado.


Cada contribuição deve ser paga entre valores limitados - entre salário-mínimo e até o teto do INSS. Atualmente, o salário-mínimo é de R$ 1.518,00 e o teto é de R$ 8.157,40.


Nesse sentido, a contribuição para a Previdência Social não oferece tanta flexibilidade como a previdência privada.


Já a Previdência Privada é uma forma de investimento pessoal à longo prazo, que visa garantir mais estabilidade e segurança para aqueles que querem complementar o valor pago para a Previdência do INSS, ou ainda, para pessoas que não contribuem para a previdência social.


Ela é feita através de investimentos em bancos ou seguradoras, para maior segurança e renda no futuro, na previdência privada há dois tipos de planos previdenciários, são eles:

VGBL - vida gerador de benefício livre, nesse plano a tributação incide somente os rendimentos, ideal para quem é isento ou faz declaração simplificada de IR (imposto de renda) e investimento.

PGBL - plano gerador de benefício livre, a tributação incide sobre o valor total resgatado e oferece a grande vantagem de reduzir a base de cálculo de IR em 12% dos rendimentos tributáveis, ideal também para quem contribui para o INSS.


Ou seja, a Previdência Privada é facultativa, a pessoa contrata tal previdência complementar se quiser, diferente da Previdência do INSS.


Para uma análise previdenciária sobre seu tempo contributivo no INSS, contrate um advogado especialista. Para uma análise de previdência privada, consulte as empresas que oferecem tal serviço para maiores informações!


Abraços, 


Paola Asturiano.


 
 
 

Comments


Cópia de Prancheta 6.png
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • TikTok
  • Youtube
bottom of page