BPC (Benefício de Prestação Continuada) para pessoas idosas de baixa renda
- paolaasturianoadvo
- Jun 11
- 2 min read
O que é o BPC?

O Benefício de Prestação Continuada - previsto na Lei Orgânica da Assistência Social: BPC LOAS, é um benefício que garante o valor de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos, ou à pessoa com deficiência de qualquer idade, que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família.
O idoso precisa comprovar a baixa renda, já que o BPC não é aposentadoria e para ter direito a ele, não é preciso ter contribuído ao INSS. Diferente dos benefícios previdenciários, o BPC não paga 13º salário e não deixa pensão por morte, pelo fato de ser um benefício assistencial.
Quem tem direito?
Para ter direito ao BPC é necessário que o beneficiário atenda a alguns critérios como:
possuir 65 anos ou mais;
comprovar a baixa renda, como ¼ do salário mínimo por pessoa da família;
estar devidamente inscrito no Cadastro Único, feito pelo CRAS da sua cidade.
Como calcular a renda familiar?
A renda por pessoa da família é calculada somando os rendimentos de todos os membros da casa (como aposentadorias, pensões, salários, pensões alimentícias, etc.) e dividindo pelo número total de moradores.
Se o valor por pessoa for menor que 1/4 do salário mínimo, há possibilidade de concessão do BPC. Em alguns casos, mesmo com renda um pouco maior, como ½ salário mínimo, o benefício pode ser concedido com base em avaliação social.
Além disso, se outro membro da família já recebe um BPC ou outro benefício ou salário no valor de um salário-mínimo, esta renda não entra para o cálculo familiar de renda per capita, o que pode ajudar a você a conseguir um benefício!
Como solicitar o BPC para idoso?
O pedido é feito pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou diretamente nas agências do INSS, mediante agendamento.
Mas antes disso, indicamos que procure uma advogada especializada para analisar seu caso e iniciar seu processo corretamente, a fim de não perder seu tempo e direito!
Documentos necessários
Documento de identidade com foto (RG, CNH);
CPF;
Comprovante de residência;
Comprovantes de renda dos moradores da casa;
Número do NIS (do CadÚnico);
E se o pedido for negado?
Caso o INSS negue o benefício, é possível:
Solicitar um recurso administrativo pelo próprio Meu INSS;
Apresentar novos documentos que comprovem a situação de vulnerabilidade;
Ajuizar uma ação judicial.
Muitos benefícios são indeferidos por falta de documentação ou por cadastro desatualizado no CadÚnico. Por isso, é essencial contar com orientação profissional.
O BPC é um direito fundamental para garantir o mínimo de dignidade a pessoas idosas em situação de pobreza. Se você conhece alguém com 65 anos ou mais e que vive com baixa renda, oriente para buscar esse benefício.
Em caso de dúvidas, o ideal é contar com apoio jurídico especializado. No nosso escritório, realizamos atendimento online e humanizado para ajudar você ou sua família a conquistar esse direito.
Abraços,
Paola Asturiano.










Comments